Etiquetas de cartão, etiquetas penduradas ou etiquetas penduradas: Volume específico, peso e espessura do papel

Pendurar etiquetas com letras. Quando falamos com os nossos clientes sobre o papel a ser utilizado para fabricar as suas etiquetas de cartão, etiquetas penduradas ou etiquetas penduradas, ouvimos muitas vezes: «Eu quero um papel grosso» ou «Eu quero um papel com corpo», tentando transmitir uma ideia sobre o tipo de suporte impresso que eles querem para as suas etiquetas penduradas.

Usamos o termo «gramagem» como indicação de um determinado tipo de papel, mas para o interpretar correctamente temos de distinguir três conceitos básicos que são muito importantes na selecção do tipo de papel: gramagem, espessura e volume, três propriedades que estão relacionadas entre si.

  • Quando falamos de gramagem nas etiquetas de cartão, estamos a referir-nos ao peso do papel (em gramas por metro quadrado), que é muitas vezes confundido com espessura. Um peso de papel de 400 g/m² indica exactamente que, se cortarmos uma folha de 1 metro quadrado, o seu peso seria de 400 gramas.
  • A espessura é medida com um micrómetro, e indica a distância entre as duas superfícies do papel em microns -µm- (milésimos de milímetro). Este conceito afecta a estabilidade, a sensação e especialmente a espessura das etiquetas penduradas.
  • O volume específico define a relação entre a espessura e a gramagem. Quanto mais volume um papel tem, mais grosso e mais leve é. Contudo, um papel com um volume baixo será mais compacto, mais fino e mais pesado. Isto deve-se à proporção de ar e de cargas que contém entre as suas fibras, sendo o papel de baixo volume mais macio e vice-versa.

A relação para calcular estes três valores, e porque estão relacionados, é a seguinte:
Gramagem = Espessura / Volume
Por exemplo, podemos ter dois tipos de papel, ambos com 130 g/m², mas um com uma espessura de 234 µm e o outro com 143. O volume seria calculado dividindo ambos os valores e obtendo como resultado que um terá um volume de 1,8 (leve e grosso) e o outro de 1,1 (compacto e fino). Aproximadamente a partir de 1,3 cm³/g, podemos começar a considerar que um papel tem volume (carteo).

Conclusão: O volume específico, ou «bulk» em inglês, é um factor muito importante na produção e influencia a percepção do resultado final do hangtag. Se quisermos dar a impressão de uma etiqueta de cartão muito espessa, deve ser utilizado um papel de grande volume.

Scroll al inicio