A nossa recomendação
Cada peça de vestuário deve ter, como mínimo:
Uma etiqueta pendurada concebida de acordo com a peça de vestuário que acompanha, na qual poderíamos fixar directamente nas costas ou através de etiqueta adesiva todos os dados não obrigatórios, nos termos da lei, essenciais para a correcta identificação pelo consumidor final, pelo comércio e necessários para o fabricante ou importador de vestuário. Por exemplo; código de barras, preço, modelo, cor, tamanho…
O material para fazer esta etiqueta pode ser qualquer material, embora o cartão seja normalmente utilizado. Para o fixar ao vestuário é importante procurar laços, ilhós, etiqueta de pescoço tecida, costuras,… para evitar buracos nos tecidos. Existem diferentes tipos de fixação manual ou automática, é importante salientar a existência de rosca/selos que garantem a inviolabilidade da etiqueta no ponto de venda.
Rótulo tecido com a marca do cliente, especialmente concebido para a peça de vestuário que acompanha. Deve ser correctamente acabado com uma ourela tecida, de modo a não causar desconforto, caso contrário a primeira coisa que o consumidor fará depois de comprar a peça de vestuário será cortar a etiqueta. Desta forma, a referência da marca será perdida e o cliente não poderá identificá-la para uma compra posterior se o artigo adquirido foi do seu agrado.
Etiqueta de tamanho cosida num local visível para fácil identificação. Não se esqueça de terminar esta pequena etiqueta, que normalmente acompanha a etiqueta de marca tecida.
Etiqueta de composição, a única legalmente exigida. Insistimos que deve permanecer legível e preso à peça de vestuário durante toda a sua vida. Portanto, ao decidir sobre a compra ou produção (com máquinas de impressão térmica) do rótulo, devem ser tidos em conta os seguintes aspectos:
A tinta, fita ou folha utilizada deve ser resistente à lavagem e engomagem.
O material de suporte, de preferência têxtil, deve ser tão macio quanto possível e, claro, resistente à lavagem e à passagem a ferro.
Se forem realizados processos agressivos de lavagem a pedra, limpeza a seco ou tinturaria no vestuário, isto deve ser discutido com o seu fornecedor de etiquetas ou fornecedor de material, para que possam recomendar um material adequado. É importante obter os conselhos certos antes de começar a imprimir ou a comprar etiquetas.
Pelo menos a informação legalmente exigida, conforme detalhado abaixo, deve ser incluída.
PARA MAIS INFORMAÇÕES OU CONSELHOS TÉCNICOS, NÃO HESITE EM CONTACTAR-NOS EM:
adenea@adenea.com
Tel. 96 366 74 44.